Criatividade e Alimentação Saudável

Hoje é dia das crianças, e a gente se anima para trazer muita alegria e diversão para nossos pequenos! Uma preocupação é o abuso do consumo de guloseimas nos momentos de celebração!
Controlar a ingestão de doces e produtos industrializados pode ser complicado, porém, despertar o interesse das crianças por alimentos saudáveis pode ser uma estratégia muito bem-sucedida, desde que esteja associado a momentos divertidos. Aprender hábitos saudáveis nunca é tarde! Para que esse despertar aconteça, uma estratégia muito interessante é a utilização da culinária infantil.
Além de trabalhar a autonomia das crianças, a socialização, a curiosidade de experimentar receitas que ela mesma preparou, faz de cada preparação um pequeno aprendizado, capaz de quebrar barreiras quando o assunto for neofobia alimentar (medo de novos alimentos) e uma lembrança gostosa de formar novos hábitos que poderão se estender até a vida adulta!

Podemos associar os alimentos preferidos como biscoito, sorvete a legumes, verduras, frutas e outros, por exemplo, e utilizá-los como um meio para conhecer ou perder o medo de outros alimentos! Um exemplo seria o biscoito de feijão (receita em seguida). Rendem 10 unidades. Pouquinho, né? Mas segue o consumo de nossa casa. No caso, foi feito apenas para a lancheira do dia!

 

Para a criança conhecer novas frutas, uma dica é misturar iogurte natural com uma fruta diferente e distribuir em forminhas de picolé. Podemos utilizar goiaba, manga, morangos, abacate, kiwi, banana… e muito mais!
Podemos fazer o jogo das cores e cada dia experimentar um picolé de cor diferente!!

Invista na criatividade para uma alimentação mais saudável de seus pequenos.
Feliz dia das crianças!!!!

Nina Gruska

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